EDUCATIVO

Hic et nunc
[do latim: aqui e agora]

PROGRAMA EDUCATIVO
Territórios de afetos e ativações*

O espaço nos convida a escuta, é tempo de percepção dedicada para um possível desenho do instante. Sob a diretiva dos eventos que emergem na sociedade, em macros e microssituações, entre subjetividades e objetividades, a exposição Travessias 5 nos sugere um estado de atenção e cuidado.

É essencial criar condições e formas sensíveis para enfrentar as forças regressivas que atualmente despontam e encontram ecos em nossa sociedade. E de que maneira, coletivamente, podemos fazer isso?

Hic et nunc em latim significa aqui e agora, e esse é o nosso instante preciso de transformações. Do diálogo com as diversas ‘vozes artísticas’ que compõem esta mostra, o programa educativo propõe que juntos, todos nós, tracemos novas rotas e possibilidades de constelações sociais.

As ações educativas, propostas para os diversos públicos, desejam, através da reflexão e da práxis, ampliar e contribuir para a construção de saberes e sentidos, sempre privilegiando a relação dos sujeitos com as obras de arte e com a comunidade em que estão inseridos.

Assim, nossa equipe interdisciplinar desenvolve coletivamente estratégias para mediações e ações poéticas que têm como essência instituir experiências artístico-estéticas ativadoras de afetos, processos de apropriação e empoderamento dos territórios geográficos, perceptivos e intelectuais.

* “Territórios” diz respeito tanto aos espaços geográficos da cidade; como aos espaços de percepções corporais e intelectuais. “Afetos” são tanto os referentes à memória, conjunto de experiências que carregamos e nos compõem, quanto os inaugurais, aqueles que dia a dia, momento a momento, potencializam novas territorialidades individuais. “Ativações” são os desdobramentos materiais e imateriais produzidos a partir de ações dialógicas elaboradas com base nestes territórios de afetos.


EIXOS DE AÇÕES

Visita Mediada – Aproximação entre o que está sendo percebido e o cotidiano de cada um. São diálogos na exposição, articulando conceitos e conteúdos, respeitando os interesses inerentes aos participantes. Para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos.

Ação Poética | Experimental – Atividades em diversas linguagens da arte com produção material e imaterial. Para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos.

Prosa com Artista – Apresentações de artistas da exposição, em que estes são convidados a conversar com o público sobre seus processos criativos, pesquisas e concretização das ideias, e proposições reflexivas e/ou práticas. Para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos.

Encontro entre Multiplicadores – Debate, reflexão e práticas sobre e a partir de temas específicos dos campos da arte, educação e cidade. Para professores das redes municipais, estaduais e particulares; estudantes; artistas; educadores; arte-educadores; ativistas etc.

Agendamentos

Para agendamento entrar em contato pelo e-mail: educativo.belamare@observatoriodefavelas.org.br e aguardar retorno.


LEMBRETES

Máximo de 40 (quarenta) pessoas por grupo.

Para grupos com necessidades especiais, o máximo é de 20 (vinte) pessoas, sendo recomendável 1 (um) responsável para cada 10 (dez) pessoas.

O Programa Educativo atende a grupos de faixa etária a partir de 6 anos.

O agendamento com fornecimento de transporte estará sujeito à viabilidade e é restrito às instituições públicas de ensino, ONGs e instituições sem fins lucrativos.

A visitação ao espaço é gratuita e o agendamento é aberto a todos: escolas públicas e particulares, organizações socioculturais e demais interessados.

Mais informações: de terça a sexta, das 12h às 17h, pelo telefone (21) 3105-1148.

w x y z

GALPÃO BELA MARÉ

Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré. Entre as passarelas 9 e 10 da Av. Brasil. MAPA.

De terça a sexta, das 10h às 17h. Sábado das 11h às 17h. Entrada Gratuita.